PODCAST

Primeiro Contato

Primeiro Contato é um podcast documental que explora consequências da chegada dos computadores nos lares brasileiros, remontando as origens do mercado nacional de games que, diferente da atualidade, era dominado por empresas brasileiras, como a Brasoft, Tectoy e CD Expert.

Uma produção B9 em associação com Overloadr.

Primeiro Contato

Episodes

You can listen episodes under the area!


Paulo Milliet Roque inaugura a Brasoft em 1984. Seu carro-chefe: o WordStar, um processador de texto localizado para o português, amplamente adotado por empresas no Brasil. Em meio a uma inflação descontrolada, que infernizava a vida dos brasileiros, a população elege um novo presidente pela primeira vez em 30 anos, sem imaginar que, poucos dias após sua posse, ele confiscaria suas economias. Junto a esse imbróglio, a Brasoft se prepara para lançar a primeira linha de jogos licenciados para PC no Brasil — e, com isso, inaugurar um novo mercado. Esse episódio conta com a participação de: Cristina Zuccolo, ex-executiva da Brasoft Henrique Olifiers, co-fundador da Bossa Studios, desenvolvedora de games localizada em Londres Lucia Garcia, economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) Renato Degiovani, criador de Amazônia, primeiro jogo comercial brasileiro para computador, e ex-editor da revista Micro Sistemas Silvia Bassi, jornalista, ex-editora do caderno de Informática da Folha de São Paulo e co-fundadora do The Shift Paulo Roque, fundador da Brasoft Leonel Penna Franca, ex-executivo da Brasoft Como foi o seu primeiro contato com computadores? Você acha que tem uma boa história sobre o seu primeiro computador? Conta pra gente! É só mandar um áudio no Whatsapp para o número (11) 91302-1584 que em breve a gente vai escolher as melhores para reproduzir no podcast em um episódio especial! Para outros assuntos, entre em contato conosco através do email [email protected]     Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original:Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Matheus Leston, Windows 96, Eis e do artista alemão Felix Kubin. Músicas adicionais de Epidemic Sound. A bateria de escola de samba é do Alceu Maia. Esse episódio contou com materiais da TV Globo. Agradecimento especial à Beatriz Fiorotto. Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola Apoie o Overloadr: https://www.overloadr.com.br/assine See omnystudio.com/listener for privacy information.



Final da década de 1970. O Brasil fecha suas fronteiras ao hardware estrangeiro para impulsionar sua própria produção de computadores e garantir uma posição no cenário tecnológico internacional. Nasce então um universo de clones e máquinas não licenciadas, baseadas em propriedades intelectuais estrangeiras, como o MSX e o ZX Spectrum, construídas a partir de engenharia reversa. O mesmo acontece com os games, trazidos de fora, adaptados, traduzidos e vendidos nas maiores redes de lojas do país – tudo pirata e sem autorização dos fabricantes. Enquanto isso, o Brasil se afunda em uma enorme crise política e econômica, intensificada com ameaças de sanções comerciais pelos EUA em resposta aos clones brasileiros de software e hardware. Esse episódio conta com a participação de: Paulo Gala, professor de economia na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo Renato Degiovani, criador de Amazônia, primeiro jogo comercial brasileiro para computador, e ex-editor da revista Micro Sistemas Marcus Garrett, pesquisador e co-autor dos documentários 1983: O Ano dos Videogames no Brasil e Loading: Nossos Primeiros Jogos de Computador Daniel Gularte, pesquisador, designer e colecionador de retrogaming Henrique Olifiers, co-fundador da Bossa Studios, desenvolvedora de games localizada em Londres Como foi o seu primeiro contato com computadores? Você acha que tem uma boa história sobre o seu primeiro computador? Conta pra gente! É só mandar um áudio no Whatsapp para o número (11) 91302-1584 que em breve a gente vai escolher as melhores para reproduzir no podcast em um episódio especial! Para outros assuntos, entre em contato conosco através do email [email protected]     Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original:Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Matheus Leston, Windows 96, Eis e do artista alemão Felix Kubin. Músicas adicionais de Epidemic Sound e Gilberto Gil Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola Apoie o Overloadr: https://www.overloadr.com.br/assine See omnystudio.com/listener for privacy information.



O que aconteceu quando o brasileiro, entre os anos 1980 e 2000, decidiu, pela primeira vez, botar um computador para dentro de casa? Primeiro Contato é um podcast documental em formato narrativo que explora consequências dessa decisão, especialmente o nascimento da indústria e mercado de games no contexto brasileiro de transformações tecnológicas, econômicas, políticas e culturais do final do século XX. Primeiro Contato traz mais de 50 entrevistas, captadas ao longo de um ano, e vasta pesquisa sobre o contexto histórico do Brasil nas décadas de 80 e 90. O podcast remonta os bastidores de um mercado que, diferente da atualidade, era dominado por empresas brasileiras, como a Brasoft, Tectoy e CD Expert. Das pequenas softhouses que, já nos anos 80, produziam jogos nacionais, passando pelas revistas com CD-ROMs que abarrotavam as bancas de jornais na segunda metade da década de 90, até a chegada das publishers estrangeiras ao país, Primeiro Contato traz um recorte inédito e dramático da história dos jogos eletrônicos e da tecnologia no Brasil. Estreia dia 19 de julho. Episódios às segundas-feiras. Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr. Apoie o Overloadr: https://www.overloadr.com.br/assine See omnystudio.com/listener for privacy information.